8 coisas que você nunca deve dizer para quem ainda come carne

Tornar-se vegano é uma excelente maneira de ajudar os animais, o planeta e sua saúde. E embora seja ótimo saber que você está vivendo sua vida plenamente, às vezes acabamos nos esquecendo que a maioria de nós comeu carne em um momento ou outro de nossas vidas. É incrível sentir-se orgulhoso, mas também é importante para nós permanecermos humildes, dar às pessoas o benefício da dúvida e encorajar as pessoas em vez de julgá-las.

Então, antes de dizer a coisa errada, nós criamos um guia de coisas que você absolutamente não deveria dizer a quem (ainda) come carne.

1. “Você não se importa com os animais”

via GIPHY

Pensar assim, alegando que os carnívoros não amam animais, não ajudará ninguém (nem nenhum animal). A verdade é que a maioria dos veganos já comeu carne, laticínios e ovos – você diria que não se importava com animais naquela época? Provavelmente não. Em vez disso, tente lhes explicar com calma como a alimentação vegana pode ajudar a poupar centenas de animais de toda uma vida de crueldade.

2. “Comida vegana é sempre saudável”

via GIPHY

Inúmeros estudos provaram que os alimentos vegetais são significativamente mais saudáveis do que os produtos animais. Na verdade, os cientistas descobriram que uma dieta vegetariana reduz o risco de câncer, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Embora este seja um grande benefício para compartilhar com comedores de carne, não é verdade que TODOS os alimentos sem produtos de origem animal sejam saudáveis. A batata frita é um exemplo clássico disso.

3. “Você está assassinando animais”
Ao consumir produtos animais, as pessoas acabam apoiando uma indústria que abusa e mata animais. Mas chamar alguém de assassino provavelmente não os tornará receptivos a mudanças. A melhor maneira de fazer alguém se abrir para o veganismo é mostrando como esse estilo de vida é incrível, e não julgando os que ainda não o adotaram.

4. “Você tem que se tornar vegano agora”
Algumas pessoas se tornam veganas da noite para o dia – e isso é fantástico. Mas a maioria faz isso gradualmente. Deixe as pessoas saberem que podem se tornar veganas respeitando seu próprio ritmo. Encoraje-as. Elas vão chegar lá.

5. “Veganos nunca ficam doentes”

via GIPHY

Embora a ciência tenha provado que a dieta vegetariana pode melhorar muito nossa saúde e nosso sistema imunológico, dizer que os veganos nunca adoecem não é verdade.

6. “Você é um caso sem solução, nunca vai se tornar vegano”

via GIPHY

Nunca duvide da capacidade de alguém se tornar vegano. Com convicção suficiente, qualquer um pode. Sim, até o maior amante do bacon. Não acredita em nós? Basta ler esta história recente sobre um criador de gado que decidiu se tornar vegano.

7. “Quem come carne é gordo”
Isso não é apenas impreciso; é ofensivo. Seja direcionado a um comedor de carne ou a um colega vegano, constranger as pessoas nunca é legal.

8. “Comida vegetariana é apenas para vegetarianos”

via GIPHY

Como veganos, nossa missão é ensinar às pessoas que animais não são coisas, animais valorizam suas vidas e matá-los só porque gostamos do gosto da carne é errado. Mas a verdade é que a recente explosão de alternativas veganas deliciosas deve muito às pessoas que comem carne mas optam por comer opções sem carne, leite e ovos algumas vezes por semana.


O veganismo é um estilo de vida que promove a compaixão pelos animais e diminui nosso impacto no planeta e em seus habitantes. Não é sobre perfeição ou pureza; é sobre viver de uma forma que defenda um mundo mais amável e compassivo. Viver isso é ser gentil não apenas com animais não humanos, mas também com humanos. Afinal, todos merecem compaixão.

Ainda não é vegano? Clique aqui para começar.