Folha de São Paulo destaca a redução no abate de animais no Brasil

A Coluna VaiVém das Commodities, da Folha de São Paulo, publicada na semana passada, destacou que a redução dos abates de animais no Brasil –de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao primeiro trimestre de 2018– indica a baixa demanda por carne no país. Mesmo com menor oferta, os preços estão caindo e afetando as margens de lucro das empresas.

“Os abates do primeiro trimestre deste ano caíram para 10,5 milhões de animais, 4,7% menos do que no último de 2017”, revelou a coluna.


Além da demanda interna enfraquecida, as exportações de carne brasileira ainda têm enfrentado uma série de embargos de países como China, Rússia, União Europeia e Estados Unidos por questões sanitárias.

A notícia é excelente: primeiro, por revelar que um significativo número de animais está sendo poupado de uma vida de exploração e sofrimento na indústria; e segundo por apontar para novas tendências de consumo que já vemos em diversos outros países, em que as pessoas têm deixado a carne fora do prato e optado por alternativas feitas exclusivamente de vegetais — mais saudáveis, sustentáveis e compassivas.

Se você também quer parar de comer carne, leite e ovos, clique aqui e baixe nosso Guia Vegetariano Gratuito.