Estudo revela que gado é mais da metade dos mamíferos que habitam o planeta

Um estudo publicado na última segunda-feira (21) por pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, revelou que 60% de todos os mamíferos do planeta são gado e apenas 5% são mamíferos selvagens. Outro número chocante é o de aves: 70% dos pássaros são frangos e outras aves criados para a produção de carne, enquanto apenas 30% são selvagens.

Os dados são surpreendentes por mostrarem a desproporcionalidade gerada pela criação de animais para consumo. Todos os animais que vemos em documentários e que podemos imaginar nas mais vastas florestas e ecossistemas não são nada em quantidade perto dos animais criados para consumo. Tem algo errado aí.


O próprio jornal The Guardian analisa que a destruição dos habitats naturais pela pecuária está resultando no começo do que vários cientistas consideram a sexta extinção em massa da Terra, em quatro bilhões de anos. Desde o início da civilização humana, estima-se que tenhamos perdido 83% dos mamíferos selvagens.

“Nossas escolhas alimentares têm efeito direto nisso”, afirma o professor Ron Milo, que coordenou o estudo.

Se você quer que sua alimentação tenha um menor impacto no meio ambiente — e, de quebra, ainda salvar esses milhões de animais de uma vida de sofrimento e morte cruel, vem cá: baixe aqui o nosso Guia Vegetariano Gratuito.