Frangos estão praticando canibalismo por causa da greve do transporte

A greve dos caminhoneiros contra o imposto sobre os combustíveis, que paralisa o transporte rodoviário brasileiro, está dando o que falar — e trazendo muito mais prejuízos que apenas os econômicos. Como consequência da greve, fazendas estão sem ração e também não conseguem escoar os animais para os abatedouros. Segundo o jornal O Estado de Minas, frangos estão se agredindo e comendo penas uns dos outros por causa da falta de alimentos e a superpopulação. “Os frangos estão comendo outros frangos devido à falta de ração”, disse ao EM o diretor da Associação Mineira de Avicultores (Avimig), Cláudio de Almeida Faria.

Uma fazenda no Mato Grosso até mesmo ficou desabastecida de ração e porcos estão morrendo de fome. A Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig) calculava que mais de 2 milhões de frangos e 100 mil suínos estavam sem alimentos no estado.

Por outro lado, empresas como a Marfrig e a BRF decidiram reduzir ou até mesmo suspender a produção em algumas de suas unidades pela falta de condições de transportar os animais. Até ontem (23), segundo o portal G1, 129 frigoríficos haviam parado a produção de carne bovina.


O diretor de Mercados da Associação Brasileira da Proteína Animal, Ricardo Santin, disse à Revista Exame que o setor já soma perdas de 70 milhões de dólares, resultado da impossibilidade da exportação de 50 mil toneladas nos últimos três dias.

Após negociações, o governo conseguiu que cargas vivas e produtos perecíveis sejam liberados e que o transporte continue até sexta-feira, quando a trégua dos motoristas acaba.

Com ou sem greves, animais estão sofrendo e morrendo de forma covarde em abatedouros, granjas e fazendas. Ajude a dar um fim a esse sofrimento. Clique aqui e baixe agora no nosso Guia Vegetariano Gratuito.