Reino Unido está em vias de banir exportação de animais vivos para abate

O Reino Unido está se mobilizando em direção ao banimento da exportação de animais vivos para abate depois de anunciar uma ampla revisão na legislação que regula seu transporte — após forte pressão de grupos de defesa animal que expõem o intenso sofrimento e as terríveis condições sanitárias em que os animais viajam. A expectativa é que, deixando a União Europeia, o país pode parar completamente de exportar os animais para o continente.

“Todos os animais merecem respeito e cuidados em todas as fases de suas vidas”, disse o Secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, ao lançar uma consulta pública sobre o assunto, anunciando que todas as opções para melhorias nas condições de transporte dos animais estão sendo consideradas, incluindo, potencialmente, banir sua exportação para o abate. 

Confira essa investigação da ONG Animals Australia sobre o assunto:


As exportações de gado, ovelhas e porcos aumentaram de valor nos últimos anos no Reino Unido: a cada ano, eles enviam mais de 4 mil ovelhas para o abate na Europa.

O debate todo acontece por lá especialmente depois de um incidente que, em 2012, matou 45 ovelhas por diversas causas — afogadas, eutanasiadas, desidratadas ou extremamente doentes. Elas estavam sendo transportadas para o Porto de Ramsgate, que depois disso teve suas operações com animais vivos suspensas.

Aqui no Brasil, notícias de acidentes com caminhões transportando animais ou naufrágios estão nos jornais toda semana, e uma enorme mobilização foi feita por ativistas e pela sociedade civil no caso do Porto de Santos, mas isso não parece ser suficiente para convencer as autoridades do impacto ambiental e dos maus tratos animais envolvidos na prática.

O mundo todo está chocado e mobilizado para acabar com a exportação de animais vivos. No Brasil, temos até dia 1° de agosto para reunir 20 mil apoios para que a proibição da exportação de animais vivos se torne pauta de debate no Senado Federal. Clique aqui para apoiar.