Nova investigação expõe imagens chocantes de pesca com rede

A Mercy For Animals, em uma coalizão de ONGs formada em conjunto com Turtle Island Restoration Network, SeaLegacy e Sharkwater, divulgou hoje uma investigação secreta inédita sobre a pesca com redes. As imagens mostram que nem mesmo espécies vulneráveis são poupadas.

Foram flagradas cenas como peixes presos nas redes sendo sufocados ou deixados para morrer no convés, golfinhos e leões marinhos morrendo afogados nas redes, impedidos de voltar à superfície para respirar, aves marinhas presas às redes e arrastadas pelos barcos, muitas machucadas ou mortas, e tubarões e arraias sendo perfurados com ganchos, arrancados das redes e cortados em pedaços enquanto ainda estão vivos, conscientes e lutando para respirar.

Veja com seus próprios olhos:


A pesca com redes de arrasto é uma das principais responsáveis pela destruição da vida marinha. Para cada peixe espada pego com esse tipo de rede na costa da Califórnia, onde a investigação foi realizada, estima-se que outros sete animais marinhos acabam presos nas redes, frequentemente machucados ou mortos — seis deles são espécies ameaçadas de extinção ou protegidas.

É por esse motivo que esse tipo de pesca foi proibida pela Organização das Nações Unidas e diversos países ao redor do mundo, sendo o mais recente a Rússia.

“A pesca industrial com redes de arrasto resulta na tortura de bilhões de animais marinhos sensíveis enquanto ainda estão conscientes”, afirma Matt Rice, presidente da Mercy For Animals.

Estudos científicos indicam que peixes experimentam emoções e dor física. Eles são mais inteligentes do que a gente pensa: eles aprendem por meio da observação e cooperam entre si por objetivos comuns.

Golfinhos são considerados um dos animais mais inteligentes do planeta. Eles se reconhecem em espelhos, resolvem problemas, seguem receitas e criam assovios personalizados que funcionam como nomes para indivíduos de seus grupos.

Tubarões são inteligentes e curiosos, foram observados investigando gentilmente objetos incomuns em seu ambiente e são até mesmo capazes de reconhecer alguns barcos e mergulhadores.

Leões marinhos são mamíferos que cuidam de seus filhotes e se comunicam com uma enorme variedade de sons, como rugidos, latidos e até grasnidos.

Aves marinhas dependem do mar para sobrevivência. São seres extremamente sociais que vivem em colônias de pássaros. Alguns, como as gaivotas, têm um parceiro fixo para a vida.

Além da pesca em si, também o lixo deixado para trás por essa indústria tem levado à morte mais de 100 mil baleias, golfinhos, focas, tartarugas e aves marinhas todos os anos. Eles passam seus últimos instantes de vida agonizando por causa de equipamentos de pesca descartados nos oceanos, de acordo com um relatório publicado no jornal Independent.

Se cenas como essas te chocam, está na hora de mudar nossos hábitos alimentares por eles. Clique aqui para começar uma dieta vegetariana agora. E, se você acha que não pode viver sem peixe, temos certeza que vai adorar nossa seleção de adaptações veganas de receitas de frutos do mar deliciosas e livres de crueldade.